Hoje, venho trazer para vocês uma super novidade... Pra quem gosta de cozinhar comidinhas diferentes esse é um ótimo livro!
A História...
Lançado originalmente em 1940, o calhamaço de receitas (1.001 na 1ª Edição) foi a tábua de salvação de muitas moçoilas casadouras da era pré-internet. O livro tinha o objetivo de ser um verdadeiro manual da arte de bem viver e servir à mesa. E conseguiu com folga cumprir essa façanha, tornando-se o único no meio culinário a atingir a cifra recorde de 1 milhão de exemplares vendidos.
Dona Benta nunca teve um autor. O nome original era Comer Bem, mas por idéia de Octalles Marcondes Ferreira, editor-presidente da Companhia Editora Nacional, passou a se chamar Dona Benta. Com o sucesso do livro, a grande injustiçada nessa história foi Tia Nastácia, a verdadeira quituteira de mão cheia da bela obra de Monteiro Lobato, pois foi Dona Benta quem passou para a posteridade como cozinheira famosa.
Atualmente na 76ª edição, contendo por volta de 1500 receitas, o tratado culinário aborda praticamente todas as esferas da culinária, como por exemplo, receitas de entradas, sopas, molhos diversos, drinques, pratos principais, sobremesas, massas etc. Quer um caldinho de feijão ou um sagu de vinho geladinho (alguém ainda se lembra), tá tudo lá, explicado passo a passo. E se a vontade for arrasar no jantar vá de “Perdiz à Flamenga” ou “Codornas com Uva-Itália”. Quer um licor diferente para terminar o jantar, que tal o de mandarina (mexerica).
Ao longo dos anos, o livro passou por revisões que tinham como objetivo modernizá-lo e trazê-lo à luz do século XXI, mas sem nunca perder a graça e integridade das receitas originalmente publicadas. Estão todas lá, mas com as devidas adaptações à vida moderna e claro testadas, para que nós, humildes leitores, não cometamos nenhum desastre gastronômico (como acontece com algumas receitas da internet).
Enfim, o livro é um verdadeiro tesouro culinário que merece estar com destaque nas estantes das cozinhas de todo amante na arte da culinária. Disponível na Livraria Saraiva , Americanas.com. Boa leitura!
OBS.: A unica coisa que eu não gostei do livro, foi porque ele não tem as imagens dos pratos. O bom seria ver como o prato fica ( a impressão visual é tudo).
A minha ideia de comprar esse livro foi deixar para a minha futura família... Filhos, netos, tataraneto e etc...
(imagem da internet) - Quem sabe no futuro faça uma assim também =D
Espero que gostem!!!
Um Xero,
Eliane Amorim


















